sábado, 19 de março de 2011

O caso Casey Heynes

"Recentemente, tem sido muito comentado na internet o vídeo, lançado no youtube, de um estudante australiano gordinho que reage com violência após ser agredido diversas vezes por outro adolescente.
O vídeo original foi postado no início desta semana com o nome "Child finally snaps after being bullied" (criança finalmente reage após sofrer bullying). O vídeo foi tirado diversas vezes do ar pelo YouTube por mostrar cenas de violência envolvendo menores, mas transformou-se num viral com versões e paródias que consagraram o garoto como "O Pequeno Zangief", em alusão ao personagem do game "Street Fighter" que aplica um golpe de pilão nos oponentes.
O Jovem Casey Heynes transformou-se em um herói, de uma vez que sua atitude foi aprovada pela maioria dos usuários da internet em todo o mundo.
Confesso que, mesmo sendo totalmente contra a violência, minha parte mais humana (ou desumana, talvez) achou que a atitude do rapaz foi bem merecida.
No fim das contas, Casey Heynes foi expulso da escola, e alguns estão julgando-o um monstro ou adolescente perigo".(Carlos Toindé)



O vídeo acima é passível de várias análises, a partir de vários dos seus aspectos. O primeiro deles, e o mais flagrante, é o que todo mundo já sabe: não se deve mexer com quem está quieto. Parece haver uma tendência em nós, humanos, de oprimir qualquer um que nos pareça de alguma forma inferior, como é o caso do garoto gordo, que é atacado sem motivo. Educação? Espírito de porco? Má índole? Instinto? Não sei, mas o que é certo é que as aparências enganam e muitas vezes podemos nos dar mal por isso. Em minha opinião, se havia alguém ali para ser expulso, é justamente o menino que provocou. E digo que, pela natureza do golpe, ainda ficou muito barato, pois poderia ter quebrado muito mais do que só a perna. Outro aspecto interessante é o aspecto técnico. Um belíssimo golpe, muito bem aplicado e que veio cumprir a finalidade primeira de um combate: NEUTRALIZAR o oponente. É o que faz todo bom lutador. Fica aqui uma pergunta bem séria: se o garoto gordo não reagisse aos socos e tapas que levou e fosse à diretoria reclamar do baixinho folgado, adiantaria muita coisa? Não creio. Ele não seria mais respeitado por isso. Passaria por maricas e ainda ganharia uma promessa de levar mais porradas lá na rua. Ele fez o certo. É aqui justamente que nós vemos a base do respeito mútuo e o princípio fundamental da auto-organização, sobre a qual tenho falado várias vezes. Vamos levar isto para um nível macro: imaginemos que a diretoria do colégio é a polícia, o gordo é qualquer um de nós e o baixinho folgado é um bandido qualquer. Achei perfeita a reação do Gordo.
Observem que o garoto gordo está o tempo inteiro com a guarda baixa, o que indica que não queria de forma alguma a luta. Uma diferença que deve ser pontuada aqui é a seguinte:
O baixinho folgado só queria bater, seja lá por que motivo for, ao passo que o gordo apenas neutralizou seu agressor.
Se os diretores da escola pegassem o vídeo e o levassem a um professor de artes marciais e pedissem sua opinião, naturalmente que não teriam tomado uma decisão injusta, como foi esta de expulsar o gordo. Esta é a cara da justiça em nossa sociedade e, se alguém ainda tem dúvidas de onde é que aprendemos a ser injustos, tem aí uma resposta: na escola(além, é claro, do próprio lar).

Nenhum comentário:

Postar um comentário