segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Broadcasting

Ele chegou da escola e estava bem chateado. Um dia lindo lá fora, e não podia ir brincar na rua, porque estava de castigo. Seu boletim estava horroroso. Sua mãe estava no banheiro, e ele bateu na porta:
- Mãe...
- O quê é?...
- Nada...
Trocou de roupa e foi sentar-se na soleira da porta dos fundos, olhando as pipas lá no alto, dançando naquele céu azulzinho. Ali bem ao lado, Euvení pelejava com um tanque cheio de roupas. Ele então pegou a lata de 20 litros, que servia para pegar água da cisterna, enfiou na cabeça até o ombro e começou a imitar um rádio. Começou a cantar a música do Timóteo:

"Mamãe
só pra você eu contarei agora
Mamãe
a Euvení tá com a bunda choca"

A irmã reagiu de pronto:
- Olha aqui, guri: não fica implicando porque eu arrebento essa sua fuça, viu?
Ele então começou com o noticiário:
- Atenção, atenção! Saigon Urgente! O presidente Costa e Silva é um filho da puta. Ele, junto com os militares, vai fuder o Brasil(era o que ele ouvia das conversas do pai com os amigos subversivos).
A irmã ficou estarrecida:
- Guri dos infernos! Já não te falei pra não ficar falando essas coisas, que nós podemos ir todos presos? Vai ficar de castigo agora mesmo! Ali, de cara pra parede!
Ele levantou, tirou a lata da cabeça e foi ficar de pé, de cara para o canto da parede. Restava agora esperar pela boa vontade da irmã. Depois de alguns intermináveis minutos, teve uma idéia. Começou novamente a imitar o rádio, com o noticiário:
-Atenção, atenção! Saigon urgente! A Euvení é piranha. Ontem eu vi ela no sofá alisando o pirú do Francisco, quando não tinh...
A irmã, apavorada, o interrompeu imediatamente:
-Menino do céu, não fica falando essas coisas que, se mamãe souber, ela me mata!
- Então me tira do castigo...
- Tá bom, pode ir...





(Jan Robba em:"O livro das esquisitices")

Nenhum comentário:

Postar um comentário