quarta-feira, 31 de julho de 2013

Os Nanautas estão entre nós - Parte 2



"Não fora difícil encontrar uma maneira de ganhar dinheiro com aquela tonelada e meia de goiabas despejadas ali na sua calçada. Num piscar de olhos, o Silver-chupa se tornou a sensação do momento, e Silver passou o resto daquele verão vendendo os seus picolés na praia, gritando o Slogan que logo caiu na boca do povo: “Chupa, que é do Silver!”. O dinheiro vinha em avalanche e tudo transcorria muito bem, até que o posto de saúde local começou a apresentar números que já ameaçavam bater os récordes nacionais de casos de amebíase, leptospirose e barriga d'água. Uma investigação levada a cabo pela OMS e Polícia Federal revelou que a causa eram os picolés de Silver que, conforme se constatou, eram feitos com a água de um poço que ficava nos fundos de seu quintal. A bem da verdade, se não fosse esta investigação, não se teria encontrado dentro daquele poço a verdadeira ossada do famigerado médico nazista Joseph Mengele, além de tres cápsulas de Césio 137 roubadas de um hospital público, o rifle que matou John Kennedy e algumas calcinhas de Andy Warhol, entre outras imundícies. Não havia opção a não ser fugir e, já que a fuga era inevitável, ele resolveu ir para a Índia, onde poderia estudar a Psicologia das vacas com a tranquilidade que este estudo exige. E assim foi. Não fora difícil também adquirir uma identidade e um passaporte falsos, de forma que, na manhã seguinte, ele já se encontrava a bordo do “Eugênio C”, rumo a Bombaim. A linda e onírica Bombaim, uma cidade que respira magia e misticismo...
Era lindo observar a languidez daquelas vacas passeando pelas ruas, olhando as vitrines, entrando nos cafés, etc...
E foi ali mesmo em Bombaim que, durante um passeio, ele viu colado num poste um panfleto com os seguintes dizeres:
PAI KHAGAYANDA DO HIMALAIA
TRAZ A SUA VACA DE VOLTA EM 3 DIAS
FAZ E DESFAZ TRABALHO
CURA CHIFRE DE BOI MANSO E DE BOI BRABO
CURA PEREBA, BERNE E OLHO GORDO.
(Etc, etc...)
Ficou deveras impressionado e pensou consigo mesmo que o tal macumbeiro do Nepal talvez tivesse muito a compartilhar sobre a Psicologia das vacas e resolveu então ir ao encontro de Pai Khagayanda, pois sentia que havia algo a aprender com aquele guru. Permaneceu na companhia do mestre por dois meses e ali aprendeu várias técnicas Yogues, sendo que duas viriam a ter importância fundamental para a sua sobrevivência num futuro muito próximo: a técnica da respiração anaeróbica e a técnica da animação suspensa. A primeira capacitava o adepto a ficar durante um longo tempo sem respirar. Poderia ser por dias, semanas ou até meses. A segunda permitia que o adepto, conforme as circunstâncias, manipulasse os seus próprios sinais vitais, de forma que poderia ser considerado clinicamente morto, ser enterrado e “ressuscitar” muito tempo depois.
De volta a Bombaim, e com suas finanças em baixa(na verdade, devendo a Deus e ao mundo), teve uma idéia genial: abrir uma banca de jogo do bicho pois, prevendo que os Indianos só apostariam na vaca, suas chances de tirar dinheiro daqueles trouxas seriam enormes. Não podia estar mais certo em suas deduções. Assim ele fez, e a fortuna não tardou a lhe sorrir novamente. Foram vários meses de luxo e ostentação: carrões importados, champagne francês, belas mulheres, charutos cubanos, tudo do bom e do melhor. Chegou até mesmo a ser nomeado patrono de uma das escolas de Bharatanatyam(que em Hindi significa “Samba”), a Unidos da Vaca Malhada, que naquele ano viria com o enredo “Vem tomar do meu leitinho”. Sua felicidade porém terminou quando a polícia, após denúncias anônimas e sua insistente recusa em aumentar o valor da propina que pagava ao prefeito, fechou suas bancas de jogo e estourou o escritório de onde ele administrava e controlava tudo, alegando que, na Índia, o jogo do bicho só pode ter um único animal: a vaca. Foi então levado a julgamento sob a acusação de danos morais à Vaca Sagrada e condenado a vinte e cinco anos de prisão, tendo todos os seus bens confiscados pelo estado.
Não foram necessários muitos dias na cadeia para que a depressão tomasse conta de Silver. Ficava pensando se a sua vida toda seria aquela agonia de altos e baixos constantes. Achou que jamais teria sossego e que era até melhor morrer do que viver assim. Morrer...morrer...e foi então que sua prodigiosa inteligência brindou-lhe novamente com uma ideia genial: utilizar a técnica da animação suspensa, pois assim pensariam que ele estava morto e ele sairia dali. O resto ele resolveria depois...
Com efeito, seu corpo “sem vida” foi encontrado na cela três dias depois e, após o legista espantar as moscas e atestar seu óbito, todos foram unânimes em que enterrar um herege em solo indiano só atrairia desgraças para aquele país. Providenciaram então a identidade de um desertor do Vietnam que fora executado por um cafetão em Saigon, puseram Silver num caixão e o despacharam no primeiro avião para os Estados Unidos".


(Jan Robba em: “San Gonzáles, meu amor”)

Nenhum comentário:

Postar um comentário