terça-feira, 12 de outubro de 2010

A última tentação


- Eu acho que é na Bíblia que está a maior lição de propaganda: o tentador seduziu Eva e, por meio dela, Adão acabou seduzido também. É uma fórmula muito simples: jamais tente atingir o seu consumidor diretamente. A eficácia não está na mensagem, e menos ainda no produto, até porque o produto não era lá grande coisa, comparado ao que foi oferecido ao Cristo, sem sucesso...
- Como assim?
- O que o tentador ofereceu a Adão e Eva é um produto dos mais vagabundos...
- Ainda não entendi...
- Ninguém pode escolher se vai cair ou não em tentação, mas apenas a qual tentação vai ceder, e às vezes, nem isso. Então, a humanidade poderia ser dividida em dois grupos bem distintos: os que cederam à tentação do conhecimento do certo e do errado e os que cederam à tentação dos reinos da terra...Tire suas próprias conclusões.
- E você, onde se encaixa?
- Eu sou um tentador...mas não se impressione com isso: você também é um...
- Eu sou apenas um psicólogo e faço o meu trabalho, só isso.
- Você sabe que as coisas não são assim. As pessoas lhe procuram em busca de conselhos que jamais irão seguir, ou lhe procuram em busca de uma terapia que estão dispostas a sabotar na primeira oportunidade...e sabe por quê?
- ...
- Porque você não as seduziu. E elas precisam ser seduzidas...
- As pessoas me procuram, eu faço o meu trabalho e pronto.
- As pessoas não estão ali porque desejam, ou estão ali porque querem evitar algo pior. É diferente. Só existem três meios de se alcançar uma pessoa e conseguir dela que faça o que queremos: o bom senso, a força ou a sedução e você sabe que os dois primeiros não funcionam...Neste hospital, por exemplo, nós somos trazidos para cá à força, tomamos os remédios à força e, se não agimos da maneira como eles querem, vale porrada e até choque elétrico. E qual é o resultado?
- Choque elétrico não existe mais...é coisa do passado.
- Que deixou muita saudade...Você se esqueceu de falar das porradas...Quanto ao bom senso, os conselhos são a primeira ilusão dos estagiários, e que eles rapidamente se convencem de que são inúteis ou ficam por aí acusando seus pacientes de serem burros.
- Bem, e quanto à sedução, então?
- Apenas me responda: quais os pacientes que permaneceram mais tempo em terapia com você? Foram os que lhe procuraram a conselho médico ou dos pais, os que lhe procuraram porque estavam na merda ou foram aqueles aos quais um amigo disse que era moda, que era uma experiência nova, de autodescoberta, etc...?
- Os últimos.
- E inclua neste grupo aqueles que você teve que enrolar descaradamente...
- Por exemplo?
- ...desejo inconsciente, resistência, sexualidade infantil, você sabe...E, por uma estranha ironia, foram eles os que lhe puseram diante da escolha fatal: ser ético ou ganhar dinheiro.
- Acho que o nosso tempo acabou...
- Volte um outro dia...Conhece a saída?



(Jan Robba em: "O livro das esquisitices")

Nenhum comentário:

Postar um comentário