segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Algumas palavras iniciais

Existem várias definições para a palavra "Filosofia"(o "f" maiúsculo não é à toa), mas a que mais me agrada é: "Filosofia é a arte de questionar o óbvio". E eu nem sei quem é o autor, mas posso dizer que ele foi muito feliz nesta frase, e pode-se dizer também que a medida desta felicidade é o grau de dificuldade que experimentamos em reconhecer o óbvio como nem tão óbvio assim. Então, alguém(que por acaso sou eu mesmo) abriu um blog e eu honestamente não me satisfaço com a explicação: "Ah, é para dividir minhas idéias com as pessoas...". É muita ingenuidade para o meu gosto. No fundo, o que se quer nesses tempos de furor midiático se resume em uma palavra: "visibilidade", que em minha opinião é um nome moderninho para a vaidade. Não vem afinal a dar no mesmo? Diz Don Juan(Não o grande garanhão, mas o "brujo" de Carlos Castaneda): "A vaidade é a fonte de tudo o que há de bom e de mau no homem". Vaidade é o nome dado ao motor de todo o esforço que fazemos para afirmar o que queremos que os outros acreditem a nosso respeito. Mas, a maior de todas as ironias é que estamos tão impregnados do Outro, que já não sabemos quem somos, ou se na realidade somos algo.
Isto posto, eu diria que a segunda razão para a existência deste blog é reunir e guardar em um só lugar as várias coisas que andei escrevendo ao longo dos anos e cuja utilidade no final das contas eu desconheço. Desta forma, pode acontecer que muitas coisas que o leitor encontrar postadas aqui ele já terá visto em comunidades do Orkut ou sabe-se lá onde. Por fim, a última e não menos importante das razões é que eu gosto de escrever e gosto do que escrevo. Espero que gostem do que vão ler aqui. Abraços!

9 comentários:

  1. Uau!

    Já peguei meu banquinho!

    Sucesso prá vc e para seu blog!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Ando às voltas com o Jan, para dizer (não sem alguma vaidade), que nada nele é elementar. A não ser, é claro,o elementar da sua prosa: a verdade que destila de algumas florestas (suas) interiores ainda em estado selvagem. Algo raro nessa era de reflorestamentos necessários.

    Um abraço,
    e votos de muito sucesso.

    ResponderExcluir
  3. Mais vida inteligente na net.. abraço Jan!

    ResponderExcluir
  4. Querido amigo Jan,

    É com imensa felicidade que vejo-o adentrar ao mundo dos blogueiros. São muitas as almas que conhecemos nas comunidades do Orkut... E você Jan, está entre as inesquecíveis.

    Desejo muito sucesso nesta sua nova empreitada amigo, certamente seu Blog será de grande valia aos que nutrem philía a sophía, ao antropós.

    Já estou adicionando-o ao meu.

    Que os deuses o abençoem sempre.
    Mil beijos,

    lu.

    ResponderExcluir
  5. " Gosto de escrever e gosto do que escrevo"...

    É isto aí meu guru preferido... não há modo mais sincero e direto de inaugurar a apresentação desse seu espaço, que estou certa que será delicioso visitar. Ideias, bons sentimentos, experiência de vida e uma dose desconcertante de irreverência são apenas alguns aspectos que compõem esta pessoa maravilhosa que é vc meu amigo Jan.

    Te desejo sucesso e felicidades, sempre. Um beijo.

    ResponderExcluir
  6. ~É! Um beijo!
    Digo,

    Parabéns Jan. Post de apresentação ótimo. Torço pra que o espaço incite ao questionamento do óbvio, às descobertas do Eu, e, talvez o mais importante, que sirva como o registro, uma prova, de um bom momento entre amigos.
    Vaidade é algo que já não tenho muita paciência para ouvir, é sempre "O que vc vaidade presente pra mim?" pra cá, e pra lá, :P

    Abraço, e boas escritas!

    ResponderExcluir
  7. Jan, parabéns. Como disse a primeira comentarista, eu também já peguei meu banquinho.
    Sucesso pra vc, querido amigo, e escreva sempre...
    Um brinde à sua inteligência... e à sua coragem de dizer o que pensa.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Bem, pessoal, quero agradecer a todos pela atenção, pelo carinho e tudo mais, e aproveito a oportunidade para dizer que só não publiquei este agradecimento antes porque estava enrolado aqui e não sabia como fazer para responder aos posts. Então eu quis parecer sabido e fiquei na minha e não perguntei...De qualquer forma, muito obrigado de coração mesmo.

    ResponderExcluir